Em 2021, o Brasil registrou 167.523 casos de sífilis adquirida, que ocorre quando a doença é transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo desprotegido ou por meio de transfusões de sangue. Esses números indicam uma preocupante volta aos índices pré-pandemia da COVID-19, o que acende um sinal de alerta para as populações-chave. É fundamental que essas populações redobrem sua atenção aos cuidados e, sobretudo, à prevenção.
Para ampliar as iniciativas de prevenção e conscientização junto à população LGBTQIA+, o projeto "Sífilis Não" realizou uma série de ações durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O foco sempre esteve na promoção da prevenção, testagem e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Esta campanha promove a valorização da vida, incentivando as pessoas a aproveitarem ao máximo, porém, sempre com proteção, para viverem com mais saúde e qualidade de vida. A vida foi feita para ser apreciada, mas a saúde não pode ser negligenciada. Portanto, lembre-se: "SE JOGA PARA A VIDA", mas não deixe de se prevenir.
Quer utilizar os materiais da campanha e nos ajudar na divulgação das ações de combate à sífilis? Basta fazer o download dos arquivos no link abaixo e inserir o símbolo da sua entidade, instituição ou organização no espaço em branco da régua de marcas.
Atenção: ao fazer isso, tenha ciência de que se trata de uma autorização de uso para o fim específico de divulgação da campanha contra a sífilis, sem transferência ou cessão dos direitos autorais. Isso significa que você pode acrescentar o símbolo da entidade que apoia as ações no local indicado, mas não estão permitidas modificações no material original.
Vamos cuidar agora!