A campanha

Olá! O 3º sábado do mês de outubro passou a ser reconhecido, oficialmente, como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430, de 31 de março de 2017. A intenção dessa data é estimular a participação da sociedade, dos profissionais e dos gestores da área da saúde em iniciativas que contribuam para a sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento a essa infecção sexualmente transmissível.

Em 2020, enfrentamos a pandemia da covid-19, mas as ações de pesquisa, diagnóstico e tratamento à Sífilis continuam. Por isso, está no ar mais uma iniciativa desenvolvida pelo projeto “Sífilis Não”, ação interfederativa entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

A expressão: “Teste, trate e cure” já faz parte do cotidiano dos que lidam com essa infecção. Agora, você será levado a refletir sobre o que sabe a respeito dessa enfermidade: Eu sei. Você sabe?

Eu sei. Você sabe?

Neste hotsite, você encontrará o material gráfico que será usado na Campanha, além de recursos audiovisuais, multimídia, enfim, todo o conteúdo produzido com a finalidade de esclarecer as pessoas sobre os principais temas relacionados à Sífilis. 

Falaremos sobre a transmissão: a Sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (a chamada Sífilis Congênita) e durante a amamentação, caso haja lesão mamária causada pela infecção.
Sobre a prevenção: o uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante as relações sexuais é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. E sobre o tratamento: o tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.
Além das principais características dessa infecção em todos os seus estágios. Eu sei. Você sabe?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Francisca Silva

Apoiadora do Projeto Sífilis Não

FAÇA PARTE DESSA REDE


    REDES SOCIAIS

    Please enter your access token.